quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Dia 005 - 05/01/2016: Aplicativos para ajudar no emagrecimento - 3/3



Hoje eu vou falar do último aplicativo para auxílio à reeducação alimentar. O nome dele é Dieta e Emagrecer da Nutrisoft Brazil (https://www.nutrisoft.com.br), mas no celular aparece escrito só DIETA. Existem vários outros e tenho certeza que muito bons. Deixarei alguns links para o caso de você querer experimentar outros.

---

Vamos às impressões do aplicativo. Ele tem um visual bem legal, cheio de fotos bem bonitas, mas é bastante funcional também. Ele não é totalmente grátis, mas a parte que não é cobrada já ajuda bastante. Alguns itens que não estão na versão gratuita:

  • Porcentagem de Gortuda
  • Peso Ideal. Se isso for só o cálculo do IMC, não é difícil de saber, mas talvez haja algo a mais nesta opção.
  • Recomendações Diárias
  • Exportar Relatórios (isso me parece bem interessante)
  • Atendimento Nutricional.
Vamos aos custos. Para pagamento mensal e anual os preços são os que aparecem nas figuras a seguir.

 

Na primeira opção (mensal) você gastaria R$ 150,00 ao ano e na segunda R$ 59,50 por um período de 1 ano (dados em: 05/01/2017).

Outra coisa que acho legal é que ele "conversa" com o aplicativo nativo da Apple no iOS do celular chamado SAÚDE (o Google deve ter algo semelhante para o Android e a Microsoft para o Windows Mobile) onde nele concentro informações médicas, de exercícios físicos (quando eu fizer), de sono, que o relógio do meu celular já alimenta o SAÚDE com essas informações - não sei como ele sabe a hora que durmo, mas parece que sabe) e com informações nutricionais, para o caso deste software. Veja os três aplicativos que abastecem o SAÚDE ate o momento em meu celular e alguns dados de nutrição nas imagens seguintes (as informações são da alimentação de ontem, 04/01/2017). Note que até Cobre eu ingeri e nem sabia que isso estava em alimento. :-o Mama mia...

 



Outra coisa bacana é que você pode escolher entre o foco sendo nas calorias ou nos pontos, como pode ver na imagem abaixo.




E esse aplicativo tem algum ponto fraco? Em minha opinião tudo pode melhorar em algum ponto. Um texto, um software, um aplicativo e até a gente mesmo, não é? :-D. O que vou falar aqui é olhando para a versão livre, ok? Alguns pontos:


  • Eu queria fazer o cadastro de tudo em um site e não no celular, mas isso é coisa minha.
  • Não há muitas opções de medidas como nos outros. Estou falando de fatias, xícaras, colheres de sopa, colheres de arroz etc. Geralmente são três opções apenas. Um pouco mais abaixo vocês verão. Entretanto, o mais importante tem que são as medidas mais usadas e a de unidades como grama e mililitros. 
  • Eu não consigo modificar a informação de exercícios acrescentada. Se eu cadastrei sem querer 210 min de bicicleta e quiser voltar para 21 min eu não consigo (até o momento) fazer isso.
Eu sei que preciso de uma balança de cozinha se quiser uma medida mais exata de tudo. No olhômetro está difícil de fazer estimativas. Já encomendei uma balança. Falo dela em outra postagem.

No cadastro dos alimentos do dia verão o funcionamento do aplicativo.


Pesagem do dia

Até o momento estou medindo minha massa todos os dias de manhã. Pode ser que mais à frente eu passe a fazer isso em uma frequência menor. Eis os números de hoje. Foram 138,8 kg.



No acumulado ficamos assim:



Hoje não medi a glicemia pela manhã (aquelas tirinhas são muito caras), mas em compensação eu medi ontem à noite e o número obtido foi menor do que aquele verificado de manhã (146 mg/dL), pois a noite estava assim: 132 mg/dL. Legal né? Tudo bem, é alto, mas alto ou baixo pode ser relativo. Estou satisfeito, mas não conformado com esse número. Eles podem ser falsos positivos. 






Café da manhã

Meu café da manhã foi muito semelhante ao de ontem, ou seja,


  • Duas fatias de pão de forma integral Trigo e Linho da SevenBoys (103 kcal por 3 fatias <=> 50 g)
  • Três rodelas de tomate
  • Duas folhas de alface
  • Uma xícara de café sem açúcar (mas com adoçante = 5 gotas)




Vamos ver como fica o cadastramento no aplicativo para que tenham uma ideia do funcionamento.


  
Essa é a tela inicial do aplicativo
 Clicando em "+" e escolhendo "Refeição" você chega em uma tela onde pode escolher qual refeição quer cadastrar. Veja as telas seguintes.


  

Ao clicar em qual refeição quer cadastrar você busca pela qual quer (alface, tomate, pão de forma integral etc) e depois de escolher todos os itens ele pede para que você entre com as quantidades.


Veja que há três opções para a alface: Pires chá-picada (20g), mas eu não sei quantas folhas preciso para dar isso, ou um pé de alface (eu medi no supermercado e fica por aí - na média) ou a medida mais refinada que é por grama ou ml, o que me leva novamente à questão da balança. Coisas semelhantes acontecem com os outros cadastramentos. Veja:


 
Na imagem acima e à esquerda estou tentando cadastrar o pão de forma integral (mas não tinha a marca que estou usando e usei outra - talvez seja demais querer também a marca do pão que comprou). Na imagem acima do lado direito (para quem está vendo no computador) tento cadastrar o tomate. 

Veja que são poucas opções. Quando eu estiver com a balança dará para fazer o cadastro exato (se eu conseguir manter esse ritmo). Ao final você terá um registro como esse:



Meu café da manhã ficou em 129 kcal, se a estimativa que fiz das massas da alface, tomate e se o pão Pullman tem mais ou menos o mesmo que o do SevenBoys.


Lanche da manhã

Meu lanche da manhã foi uma simples maçã e café sem açúcar (com adoçante ainda).



O cadastro no aplicativo nos deu o seguinte:





Almoço

O almoço foi praticamente o mesmo de ontem. Chegará uma hora que ficará sem sentido ficar repetindo e colocando fotos né? Bom, mas foi isso.


 


Aí tinha


  • Três colheres de sopa de arroz
  • Duas colheres de sopa de feijão
  • Alguns pedaços (julgo no máximo 100 g) de peito de frango grelhado
que depois de adicionar
  • quatro folhas de alface
  • três rodelas de tomate
ficou assim:




Depois de cadastrar no aplicativo ficou assim:




O tomate não apareceu aí, mas foram três fatias médias de 15 g (estou inferindo) dando 8.1 kcal. Observação:


  • Alface só tem opção de pires chá picada (20g). Quatro folhas dá 2 pires? Não sei, mas foi o que anotei.
  • Arroz só tem opção de xícara (não sei o tamanho dessa xícara... é de café ou de chá?), prato fundo cheio (200 g) ou medida em grama ou ml (que é o que vou utilizar depois de chegar a balança).

Lanche da tarde

O meu lanche da tarde foi

  • Uma maçã
  • Uma laranja
  • Algumas folhas de alface
  • Três rodelas de tomate
  • Duas fatias de pão de forma integral Trigo e Linho (103 kcal por 3 fatias <=> 50 g)



Depois de entrar com as informações no aplicativo, ficou assim:

 


Achei que havia sido muito, mas fiquei dentro do que foi sugerido, ou seja, foi sugerido 225 kcal e eu fiquei em 213 kcal. Legal né? :-D

Jantar


Assim que cheguei em casas eu comi

  • Duas laranjas (sim, cortei em X e comi) 
  • 600 ml de refrigerante guaraná zero.
  • 1 limão


 

No jantar eu ingeri o seguinte


  • 1 limão
  • 600 ml de refrigerante de guaraná zero.
  • 1 cenoura média
  • 1 tomate médio
  • 6 folhas de alface
  • 1/2 xícara de chá de repolho
  • 1 colher de sopa de azeite
  • 100 g de filé de frango grelhado
  • 2 colheres de arroz de arroz
  • 1 colher de sopa de azeite



Esse prato é um pouco maior que o o que geralmente uso. Veja os dois juntos.


Depois de cadastrado no aplicativo, ficamos assim:

  


Note que foram consumidos 592,20 kcal frente a uma sugestão de 375 kcal, mas em compensação não fiz a ceia. Acabei dormindo no sofá com o computador no colo. Também não fiz a bicicleta ergométrica. Amanhã eu volto a usar a bicicleta.

O aplicativo não mostra o total consumido, água, exercícios etc resumido como na tela inicial para dias anteriores (pelo menos eu não vi como). Dentro do mesmo dia ele mostra direitinho. Ao final do dia ficamos assim:


  • Café da manhã = 129 kcal
  • Lanche da manhã = 43 kcal
  • Almoço = 325,3 kcal
  • Lanche da tarde = 213 kcal
  • Jantar = 592,2 kcal
  • Lanche da noite = 0 kcal

Total do dia = 1302,5 kcal

Grande abraço
Luís Cláudio LA

Nenhum comentário:

Postar um comentário