quarta-feira, 4 de janeiro de 2017

Dia 004 - 04/01/2016: Aplicativos para ajudar no emagrecimento - 2/3



Fonte (imagem): O Blog da Karen

Bom, vou mostrar outro aplicativo e algumas das suas funções. O nome dele é VITAMENU (http://www.vitamenu.com.br). Eu decidi buscar outros aplicativos por dois motivos: 

  1. porque meu médico passou para mim (há um bom tempo atrás) uma dieta envolvendo 1500 calorias diárias e o aplicativo que eu usava (o Dieta e Saúde) mostrava as informações principais em pontos (embora no cadastramento dos alimentos aparecia informações diversas, entre elas as calorias.
  2. porque eu estava um pouco contrariado por conta do Dieta e Saúde estar mostrando propagandas para quem não era assinante (veja só... usando um produto de graça e ainda reclamando :-)).

Esse aplicativo (veja imagem) é, até o agora (04/01/2017) totalmente grátis, embora em contato com a equipe que cuida do aplicativo eles disseram que no futuro algumas funcionalidades poderiam ser pagas, e mostrava o que eu queria, ou seja, o número de calorias ingeridas ao longo do dia. 

Nele você tem mais de 4000 alimentos já cadastrados e caso não encontre o alimento que procura, você mesmo pode adicionar as informações. Basta ver aquelas tabelas nutricionais que vêm nos alimentos.

Você pode cadastrar Café da Manhã, Almoço, Jantar, Lanches, Outros e Exercícios. Eles disseram que em versão futura haverá a opção de cadastro de Lanches da Manhã, Tarde e Noite. Hoje eu consigo cadastrar um exercício físico, mas não consigo editar ainda, mas tenho certeza que deveremos poder fazer essa edição em versões futuras.

O aplicativo permite lançamento de alimentos tanto no presente quanto no passado ou futuro e isso eu acho bacana. No corre corre do dia, eu posso esquecer de lançar um alimento que consumi ontem e poder fazer esse lançamento é interessante. 

A equipe disse, respondendo algumas perguntas que enviei a eles, que futuramente você poderá fazer o lançamento dos alimentos que consumiu pelo computador e ele sincronizar com o celular ou tablet, mas demanda muito trabalho ainda. Talvez essa seja uma funcionalidade paga (esta última é uma inferência minha).

Senti falta de algumas coisas, mas dá para perceber que esse é um aplicativo "jovem" e vai melhorar muito. O que eu senti falta? 

  • Geração de um relatório com os alimentos ingeridos ao longo do dia, semana, mês etc. Isso poderia facilitar para eu levar ao médico (quando eu for).
  • Eu poder apontar o número de calorias que queri ingerir por dia. Ele faz ao contrário
  • Integração com o Saúde do iOS onde lá seria possível extrair mais informações, que poderia ser útil em uma consulta ao médico ou para eu mesmo saber que falta ingerir isso ou aquilo

Veja o tipo de informações que posso ter no Saúde.





    


Entretanto, isso que quero é só um plus. O aplicativo serve bem ao propósito de nos ajudar no controle da alimentação diária.


Enfim, não é minha intenção detalhar todo o funcionamento do aplicativo aqui, mas mostrar como foi a minha alimentação hoje e como fica o cadastro dos alimentos no #VITAMENU. Então, vamos lá?


Pesagem do dia

Eu estou fazendo a pesagem logo pela manhã assim que acordo. Deste modo a medição será sempre no mesmo horário (ou bem próximo). Acho que vou passara tirar as fotos de meia, já que meus pés não são um primor de beleza. :-)


A situação até o momento está assim:


Aff... Ainda tem um longo caminho, mas vamos lá...


Ahhh... Antes que eu me esqueça... A minha glicemia logo quando acordo dá geralmente 170 a 180 e hoje deu isso aí.

  
O da esquerda é em jejum logo depois de acordar e o da direita agora há pouco antes do jantar.

Você vai dizer... Mas isso é muito... Bom, o "muito" é relativo. Em relação ao que normalmente dá essa medida, isso pra mim é um ganho, mas... Já houve outros momentos em que ela deu assim ou até mais baixo. Provavelmente não tem a ver com meu início de tentativa de emagrecer, mas, creio que vai ajudar. O projeto é de emagrecimento, mas creio que vou resolver outros problemas com isso também... :-)

Café da manhã

Meu café da manhã foi bem simples.



  • Duas fatias de pão de forma integral (103 kcal por três fatias)
  • Três rodelas de tomate
  • Três folhas de alface
  • Uma xícara de café com adoçante.




O processo de lançamento no aplicativo é simples. Veja algumas telas (as duas primeiras) e como fica depois do lançamento (a última à direita - ou abaixo dependendo de onde esteja vendo).

   



Meu café da manhã teve 79 kcal. Poderia ser mais, mas fiquei bem (embora com um pouco de fome).

Lanche da manhã

Meu lanche da manhã foi bem simples. Uma maçã verde, como vê a seguir.


Bom, não encontrei maçã verde no aplicativo (apenas mação, vitamina de maçã e maçã orgânica), mas talvez é porque não seja necessário. Cadastrei apenas maçã e ele me deu o seguinte.


Eu sinto falta de uma balança para entrar com o valor certinho. Talvez seja coisa de matemático, mas sinto essa necessidade. :-/

Almoço

Olha, o almoço foi simples. Hoje trouxe de casa uma vasilhinha com um pouco de arroz, feijão e alguns pedaços de peito de frango.


O que minha mão está fazendo aí? É para que você tenha uma ideia de perspectiva. Para ver o tanto que essa vasilhinha é pequena. Veja ela aberta...


Por baixo há um pouco de feijão e peito de frango. Não estava muito colorido como a de ontem. Para resolver esse problema acrescentei três folhas de alface e três rodelas de tomate.


Ficou assim... Agora, o problema é registrar isso. Por isso, tenho que ver se arrumo uma balança para ajudar nesse projeto. Vamos tentar fazer o cadastro dos alimentos usando estimativas... Vamos ver. Olha só como é difícil fazer essas estimativas. Colher de arroz eu estou entendendo que é aquele colherão... 

  


Veja só a falta da balança. Depois que coloquei as imagens acima eu havia feito uma estimativa da quantidade de arroz e feijão a partir de uma colher de arroz (aquela grande). Depois eu tive a informação de que foram 3 colheres de sopa de arroz e duas de feijão. Na última imagem à direita está marcando que houve uma ingestão de 318 kcal, mas eu acho que está muito pouco.

Certo é que até o término do almoço havia consumido dó 616 kcal.



Lanche da tarde

Como o meu almoço foi simples, no lanche da tarde, ao invés de só uma maçã verde, juntei a ela duas fatias de pão de forma integral (Trigo e Linho) leve (103 kcal por três fatias <=> 50 g), três rodelas de tomate e três folhas de alface.



Vejamos como ficou no aplicativo.


 

Aqui você deve notar que lanche da manhã, tarde ou noite são agrupados na categoria "Lanches". Ao todo foram 219 kcal com o lanche da manhã (que foi só uma maçã verde) e o lanche da tarde que foi o prato cuja imagem está logo acima. Na imagem acima 


Jantar



Agora no jantar aproveitei para tomar um refri (800 ml) zero com um limão. 



e além disso o seguinte:

  • 4 folhas de alface
  • 2 tomates pequeno
  • 1 xícara de chá de repolho
  • 2 colheres de arroz de arroz
  • 1 colher de sopa de feijão (ou menos)
  • 1 colher de sopa de azeite.
  • Um pouco de pimenta do reino mo

Olha que interessante... Esse prato se parece com os outros lá em cima, mas ele não é do mesmo tamanho. Ele é maior, mas o que há nele é o que descrevi. Enfim, depois de cadastrado no aplicativo ficou assim:

 


O resumo do dia até o momento está na figura à direita (acima). Veja que o aplicativo cumpre bem o que promete. 

No final da noite andei 21 min de bicicleta. Acrescentarei 1 min por dia até chegar em 40 min. Foram 215 calorias, segundo o painel da bicicleta. Acabei não comendo mais nada nesse dia.



COM CERTEZA eu não vou conseguir dar esses detalhes o ano todo todos os dias. Agora estou de férias (embora trabalhando...depois explico), mas quando voltar, as publicações serão mais simples, mas quero continuar até 31 de dezembro de 2017 (se eu viver até lá).

Tenho que resolver o problema da balança, para eu ter dados mais confiáveis. Medicas como colher disso, caneca daquilo, fatia daquilo outro são muito imprecisas. Verei sobre isso e conto a vocês.

Tudo de bom
Luís Cláudio LA



Nenhum comentário:

Postar um comentário