terça-feira, 3 de janeiro de 2017

Dia 003 - 03/01/2016: Aplicativos para ajudar no emagrecimento. 1/3





Existem vários aplicativos que têm como propósito nos ajudar na alimentação mais saudável e a perder massa, de modo geral. Eu estou com três para me ajudar nesta tarefa, mas para futuro talvez eu concentre tudo em apenas um. De qualquer modo, falarei dos três que escolhi (nesta postagem falarei apenas de UM) e nos dias que seguem, posso detalhar um pouco mais, caso necessário, sobre o que cada um faz (ou não faz).


DIETA E SAÚDE

Esse é um aplicativo #dietaesaude é muito bacana (veja mais em: www.dietaesaude.com.br) e foi praticamente o primeiro que eu tive contato. A proposta principal é que você se concentre nos pontos que v pode consumir diariamente. Depois de preencher um formulário respondendo algumas perguntas ele sugere que se concentre em ficar dentro de uma quantidade máxima de pontos distribuídos em várias refeições diárias. 


Esse foi o meu café da manhã e lanche da manhã (que fome... :-/) 

 


Eu consegui encontrar no aplicativo até a marca do pão. Veja como ficou.


  

Ele sugere que eu fique entre 10 e 15 pontos e esse café da manhã só teve 3 pontos. Já cadastrei também o lanche da manhã. A marca da bolacha ele também tem lá. Ficarei dentro dos 5 pontos que ele sugere para o lanche da manhã. E isso vai o dia todo (veja abaixo as demais refeições). Você cadastra o quando ingeriu de água e ao final do dia tem a pontuação do dia.

Eu não sou profissional da área de saúde, mas penso que não basta ter a pontuação do dia dentro do máximo que eles sugerem (no meu caso são 150 pontos diários), mas manter os pontos no verde, como ocorreu como lanche da manhã. Ele ajuda você nisso também.

Parte do aplicativo é livre e parte é pago, como podem ver na página deles. Eu penso que é um pouco 'salgado' o preço. Dentro do App o preço que aparece é de $ 9,99 por mês (imagino que seja em reais) com um total anual de $ 119,88. Entretanto, a parte que é grátis já ajuda bastante. Você ainda pode experimentar a versão paga por 7 dias. Veja a tela do celular.



Bom, é isso aí. O software faz muito mais do que eu mostrei aqui, mas o objetivo é dar uma ideia de como ele é. Nas postagens seguintes falo dos outros dois que estou testando.


Mais informações do dia

Bom, eu comprei um marmitex e pedi que diminuíssem a quantidade de arroz e feijão e aumentassem os vegetais. Recebi o que vê a seguir. Nada mal...



Veio muita carne, mas não achei ruim... :-) Eu dividi esse marmitex em duas partes, ou seja, na hora do almoço eu comi só a metade e a outra metade por volta das 19h30. Aí tinha cerca de duas ou três colheres de sopa de arroz, outras duas (aproximadamente) de feijão, alface, manga, batatinha cozida picada (uma ou duas colheres de sopa), abobrinha crua (nunca tinha comido abobrinha crua), beterraba, tomate, pepino (com casca) pimentão e mais alguma coisinha. Cadastrando tudo isso no #dietaesaude fiquei dentro da pontuação do almoço.Veja como ficou.


 
A imagem aqui parece um pouco embaçada, mas penso que se clicar nelas,vai para o original. 


Pode ser que eu tenha feito algum cadastro com quantidades errado, mas deu 12 pontos e eu deveria ter ficado entre 13 e 15 pontos. Várias coisas tiveram pontuação 0 (zero), e isso é muuuitoooo bom. Válvula de escape (ainda não me esqueci da abobrinha crua).


Lanche da tarde

O meu lanche da tarde foi igual ao da manhã, ou seja, uma maçã, um pacotinho de bolacha integral e café.
 



Jantar

No jantar, eu consumi a outra metade do almoço, mencionado acima.


Lanche da noite

O lanche da noite eu fiz por volta das 23h. Foram dois pães (como os do café da manhã), um tomate pequeno cortado em rodelas para colocar no pão e cinco folhas de alface. Não tirei foto, mas aqui está o registro no aplicativo.



Olha, é muito bom ver esses zeros aí... :-) 


Exercício físico


Lá pelo final da noite, estava sem sono e resolvi usar uma bicicleta ergométrica. Consegui andar 20 min com um esforço leve (cerca de 100 W).



Foram 208 calorias consumidas (se é que entendi bem).


Fechamento do dia

Ao final do dia ficamos assim: consumi 28 pontos dos 54 que poderia consumir.



Lá em cima tem algumas carinhas que lhe ajudam a saber se está ingerindo a quantidade correta de fibras, frutas, proteínas etc. Não sei se essas cores são, para o meu caso, só ilustrativas pois não tenho a versão paga. Como viram, mesmo a versão grátis há uma porção de opções legais. 

Por último, deixo aqui a pesagem da manhã. Alguns dizem que é melhor fazer a medição da massa corporal uma vez por semana. Penso que faz sentido, principalmente para que veja um resultado melhor. A massa está em 139,2 kg, mas eu não me iludo muito... No começo a perda de 3 a 5 kg acontece de forma rápida. Vamos ver depois.



Não sei se vou conseguir fazer atualizações como essa ao longo de todo o ano, mas ao menos essas primeiras, estou detalhando bem.

Abração

Luís Cláudio LA



Nenhum comentário:

Postar um comentário